GESTÃO DE DADOS SENSÍVEIS IMPRESSOS
A gestão de dados sensíveis impressos tem criado uma preocupação para gestores de T.I. e administradores em geral nos últimos anos. Com a entrada da LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados, a gestão de documentos impressos passou a ganhar muita importância dentro das empresas. Anteriormente, a impressão era vista como uma parte sem grande importância dentro das empresas, mas hoje se sabe que a gestão de dados sensíveis impressos merece muita atenção. E mais, o vazamento de dados sensíveis de clientes, colaboradores e parceiros é passivo de multas altíssimas.
FAZENDO A GESTÃO DE DADOS SENSÍVEIS IMPRESSOS
Os documentos que tenham qualquer informação relacionada à origem racial, étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação política ou partidária, associação a determinados sindicatos, organizações religiosas e a preferência sexual devem ser guardadas sob sete-chaves. Ou seja, esses dados não podem ser veiculados dentro da empresa sem ter um extremo cuidado e, obviamente, não devem sair da empresa que está fazendo a gestão desses dados.
Esse cuidado também se aplica a dados genéticos e laudos médicos sobre a saúde de um indivíduo, paciente, cliente ou parceiro comercial. Imagine só o problema que pode ocorrer se o RH envia um documento sobre um problema de saúde de um colaborador e esse documento acaba caindo na mão de um curioso? O vazamento de um dado sensível como esse pode causar um grande problema para empresa e, inclusive, uma multa baseada nas regulamentações da LGPD.
O direito de cada cidadão à privacidade de seus dados ganhou muita força com a LGPD e forçou empresas de pequeno a grande porte a repensarem como é feita a gestão de dados sensíveis impressos. Embora alguns acreditem que a LGPD é muito rígida e dá espaço para aproveitadores e pessoas mal-intencionadas, o fato é que os dados sensíveis ou não de nossos clientes, colaboradores e parceiros devem ser resguardados. Desde o início da LGPD, o conceito de impressão segura ganhou muita força dentro das empresas.
COMO CRIAR UM AMBIENTE DE IMPRESSÃO SEGURA?
Para se criar um ambiente de impressão segura é preciso que a área de tecnologia da informação tenha um parque de impressoras com um software de bilhetagem que faça a gestão de todos os usuários e crie as regras de impressão. Após a instalação do software de controle de impressão (software de bilhetagem), é necessário colocar leitores de cartão ou de biometria que só permitam a impressão de documentos quando o usuário se autenticar na impressora ou multifuncional. Com impressão segura implantada a gestão de dados sensíveis em impressão será muito mais eficaz. Uma vez que a impressão segura é implantada, acaba o problema de documentos serem esquecidos nas impressoras e multifuncionais. Os dados sensíveis em impressão estarão 100% seguros, pois o documento só é impresso quando o “dono” do documento for fisicamente até a impressora e se autenticar através de sua credencial (crachá de aproximação) ou através da sua biometria digital ou facial.
A DMZ Connection é referência na fabricação de leitores para criar um ambiente de impressão segura que esteja de acordo com a legislação da LGPD (Lei Geral de proteção de dados). A fábrica de leitores RFID da DMZ Connection é certificada pela ISO9001:2015 para manter alta qualidade e durabilidade de seus leitores para impressão segura.
Saiba mais como resguardar os dados sensíveis em sua empresa. Estamos à disposição para ajudar que sua empresa obtenha sigilo e segurança dos dados sensíveis impressos.